25.7.14

Memories from...berlengas


Quando era mais pequena não fazia a mínima ideia que em Portugal haviam mais ilhas para além dos Arquipélagos da Madeira e Açores. Quando fui para a Universidade tinha um amigo de Peniche e foi aí que fiquei a saber que lá perto existiam as ilhas Berlengas. Fiquei com curiosidade em lá ir e das vezes que ia a Peniche pensava muitas vezes no dia em que iria visitar as ilhas.
Diziam-me que lá não havia nada de interessante para ver, mas nada como vermos com os nossos olhos e tirarmos as nossas conclusões.
Agosto de 2011 foi a altura escolhida para ir passar um dia na ilha. Num dia de manhã lá fomos nós para o porto de Peniche comprar o bilhete para esse dia. Os bilhetes estavam esgotados e só haviam para o dia seguinte e para um barco mais pequeno (um iate)...e assim foi.
Fomos de manhã bem cedinho. Levamos uma mochila com uns hamburgers e bebidas pois lá não há muitas opções para almoços e lanches.
O dia estava encoberto, mas não estava frio. 

A ilha parece que está tão perto, mas a viagem demorou 45 minutos. Não posso dizer que adorei a viagem. Foi a primeira vez que andei de barco no mar e fiquei um bocadinho enjoada. A certa altura já queria voltar para trás e pelos vistos o mar até estava calmo.
Cheguei à ilha um pouco mal disposta... eu e metade das pessoas que iam no barco :) mas depressa me recompus.
Começamos a explorar a ilha. Bem perto do local onde param os barcos há a única praia da ilha. Fiquei maravilhada com a cor transparente e azul da água. 
Apesar de parecer apelativa, a água é tão mas tão fria que só consegui molhar os pés.

Depois de algum tempo na prainha fomos dar uma volta à ilha, a pé...
Vimos muitas e muitas gaivotas. Passamos no parque de campismo, almoçamos com vista para o mar, passamos no farol e fomos até ao Forte.

O Forte é tão bonito, mas está um pouco degradado. A zona envolvente é linda, a água transparente...
Terminamos a nossa visita à ilha com um passeio de barco (num barco mais pequenino). Fomos ver as grutas e alguns recantos. Vale mesmo a pena.
O regresso ao Porto de Peniche foi mais tranquilo. Depois de um dia maravilhoso até pareceu que a viagem foi mais curta (da ilha ao porto).
Adorei as Berlengas. Tem paisagens maravilhosas e é uma ilha que vale mesmo a pena visitar. Não sei se algum dia lá voltarei (pois a viagem de ida de barco não foi nada agradável), mas recomendo.


1 comentário: